A situação dos docentes no Brasil está a precisar da maior presença de organismos internacionais como a Organización de Estados Iberoamericanos para la educación, la ciencia y la cultura-OEI, reconhecidamente engajada na valorização dos professores.
Há um tempo, quando foram elaborados e estabelecidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), houve um esforço conseqüente para dotar as instituições de ensino superior da qualidade necessária, inclusive com o reconhecimento do mercado.
Hoje em dia, vêem-se situações antipedagógicas nas universidades não-públicas, onde docentes são privados da representação associativa que lhes poderia melhorar a carreira ou, na maioria dos casos, dar-lhes um plano de carreira.
Ao que sabe, nos últimos anos, diminuiu o número de professores formados no ensino superior, sendo significativa a redução dos que concluíram os cursos voltados ao magistério.
A tradição de menosprezar as realizações na área de educação, quando acontecem as passagens constitucionais periódicas de uma gestão da coisa pública para outra, terá proporcionado com certeza a desvalorização do professor e o recuo na procura da vocação ao magistério.
Hoje, quando a OEI organiza fóruns na Web convocando professores e profissionais da educação para participarem na definição das Metas Educativas para Ibero America, não é sem razão que, em face do histórico de descontinuidade nos projetos de amplo alcance, alguns participantes preocupam-se com a garantia de continuidade para os projetos educativos integrados na OEI.
Seja como for, os fóruns da OEI estão em vigor e deveriam ser mais divulgados pela mídia no Brasil.
METAS EDUCATIVAS OEI
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