miércoles, 8 de abril de 2009

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: PRESENÇA DA O.E.I.

Em vista de preparar a XIX Conferência Ibero-americana de Ministros de educação que acontecerá em Lisboa, Portugal, 20 de Abril 2009, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a educação, a ciência e a cultura – OEI está divulgando em sua Web WWW.oei.es/ os documentos básicos que serão apresentados na Conferência.

Nota-se a constante preocupação de reiterar juntamente com as autoridades dos países membros o compromisso com as Metas 2021, o que nos parece imprescindível, haja vista o histórico de rupturas de continuidade dos projetos institucionais quando cambiam os governos nos países da América Latina.

A compreensão da responsabilidade social está presente nos documentos sob vários aspectos. Destaco aqui o mínimo que, desde o ponto de vista da cidadania, é interessante observar dentre as propostas já realizadas em 2008.

Assim é afirmado o reconhecimento da educação não-formal, para abarcar os coletivos que estão fora da escola ou cujas aprendizagens se realizam nesses contextos.

Da mesma maneira, a afirmação da existência de uma visão compartida da educação como responsabilidade social, considerando-se fundamental que o projeto seja assumido pela sociedade, de tal sorte que os países se engajem em seu debate para que seja vivido como algo próprio.

No que diz respeito à melhora da qualidade da educação e da educação técnico-profissional nota-se a promoção da leitura e a melhoria do funcionamento das bibliotecas, além da utilização das TICs nas práticas educativas.

As inúmeras propostas e os muitos projetos em andamento são excelentes e a participação está aberta aos profissionais de educação nos foruns sobre a realização das metas para 2021.

Visite o Fórum

Leia mais na Web da OEI


Tema

Marzo

TIC y educación (foro cerrado consulte los aportes)

Abril

Educación Inicial o Infantil

Lectura

Mayo

Educación Técnico Profesional

Mujer y educación

Junio

Espacio Iberoamericano del Conocimiento

Evaluación

Julio

Docentes

Educación Artística

Agosto

Educación inclusiva

Alfabetización

Septiembre

Inversión y cooperación

Competencias básicas

Octubre

Acceso y permanencia en una educación de calidad

Noviembre

Debate de cierre

Más información Metas 2021

Llamada a reflexiones

No hay comentarios:

Publicar un comentario